Semana da Páscoa, as lojas de chocolates bombando e seu filho com uma máscara de coelho te pedindo o ovo do Ben 10 ou das Princesas da Disney. Antes de comprar o ovo de chocolate que seu filho quer, você já lhe ensinou qual o significado da Páscoa ou está esperando que a escola faça tudo isso sozinha? Só um detalhe: A escola não fez nem vai fazer isso.
Não há problema algum em dar chocolates as crianças ou aos adultos. Crianças amam agrados, se você der um ovo de chocolate ela vai colocar um sorriso lá na orelha e comer tudo de uma vez até ficar com dor de barriga. Mas o problema não esta no chocolate, esta no fato das crianças crescerem achando que a Páscoa é a festa do coelho estranho que bota ovos enormes de chocolate. Você sabe que o coelho não é o dono da Páscoa.
Se você tiver condições financeiras de dar algum chocolate as crianças da família, o faça sem peso na consciência, mas não deixe de dizer a elas que a Páscoa surgiu antes de Cristo ser crucificado. Se trata de uma festa judaica que comemora quando Deus derramou sua ira sobre os egípcios e salvou os judeus da morte. Pouco antes de ser traído, Jesus participou da festa da Páscoa, tomou os três cálices da tradição judaica, mas não tomou o quarto cálice, que corresponde ao sofrimento, pois Ele sabia que seria traído naquela noite e teria de sofrer para pagar a dívida da humanidade, dando uma chance para que eu e você possamos escolher ser livres hoje. Foi por isso que Ele disse: "Meu Pai, se possível, passe de Mim esse cálice! Todavia, não seja como Eu quero e sim como Tu queres." (Mateus 26:39).
Diga ainda ao seu filho que naquela noite Jesus foi traído e torturado por várias horas para que nós possamos estar aqui hoje, e foi crucificado por volta do meio dia da sexta feira, que passou a ser conhecida como a sexta feira da paixão de Cristo. Quando Ele foi crucificado, Ele levou para a cruz toda a dor, maldição e sofrimento do mundo. Dessa forma Ele nos deu o livre arbítrio, onde quando uma pessoa não aceita mais viver uma vida de maldição e dor, ela aceita Jesus como único salvador, tem o perdão de seus pecados e passa a ter uma fé inteligente e não baseada em sentimentos, vencendo assim todos os problemas. Diga ainda que no dia seguinte, no sábado, Jesus foi até o inferno e derrotou o diabo. O diabo achava que tinha vencido quando mataram o filho de Deus, mas Jesus foi ao inferno e disse que pagou os pecados da humanidade naquela cruz e que a partir dali, todo aquele que se converter a Jesus Cristo e se arrepender de seus pecados será perdoado e salvo. Esse dia passou a ser conhecido em alguns lugares como o sábado de aleluia. E no domingo, Jesus Cristo venceu a morte e ressuscitou cumprindo a profecia de Deus e até hoje Ele vive entre nós através do Espírito Santo, até que chegue o dia em que Ele voltará a terra para buscar o seu povo.
Viu como é simples? Não deixe de falar a verdade para as crianças. Vai chegar uma hora que elas não vão mais acreditar na ideia de que coelhos botam ovos de chocolate e vão começar a se questionar de porque existe uma data para comer chocolates e ver fotos de coelhos por toda parte. Assim como eles deixam de acreditar na fada do dente, no papai Noel, no bicho papão e tantos outros personagens.
Lembre-se: se você ensinar o caminho certo ao seu filho enquanto ele for uma criança, não precisará se preocupar com ele na adolescência. O homem ou mulher que você quer construir no futuro é moldado na infância, na adolescência eles só começam a colocar em prática o que aprenderam.
Espero que tenha entendido. Forte abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário