quinta-feira, 17 de abril de 2014

É Proibido Fumar?


Esse assunto muitas vezes deixa de ser polêmico para se tornar engraçado. Engraçado para não se dizer hipócrita por inúmeras pessoas terem pontos de vista distintos e defenderem suas ideias ferrenhamente como se quisessem que todos a sua volta engolissem a sua "verdade" absoluta.

Vamos lá. Há inúmeras passagens na bíblia que falam sobre vícios e o cigarro é um vício, quer você admita ou não. Uma delas é a seguinte: “Pois cada pessoa é escrava daquilo que a domina”. (II Pedro 2:19)

Quando uma pessoa esta no mundo, ou seja, não conhece a verdade, apenas obteve informações sobre Deus, ela certamente vai se deixar seduzir pelos enganos do mundo. Ela não faz isso de propósito, mas lembre-se, ela não conhece a verdade e aquilo parece ser uma atitude de liberdade, de poder fazer o que bem entender com a própria vida. Então essas pessoas que estão de fora e passam a vida fumando ou até mesmo se drogando e bebendo bebidas alcoólicas compulsivamente, ao verem um convertido chegam a conclusão que aquele lugar não é para elas, pois templos só conseguem proibir as pessoas de fazerem tudo o que é bom. Muitos acham que ser seguidor de Jesus é ser careta e cheio de "não pode, não deve, não é permitido!", mas muitos não sabem que é exatamente o contrário.

Quando alguém se chega a Deus e o conhece de verdade, aceitando Jesus Cristo como seu único salvador, ela passa a receber o Espírito Santo. Quando ela recebe o espírito, que é invisível, não sendo possível senti-lo ou tocá-lo, ela muda seus pensamentos. Ela assume o papel de filho de Deus e passa a ter o pensamentos de Deus, as vontades, as alegrias que agradam ao Senhor. Mas isso é espontâneo, não é um pastor, bispo ou diácono que diz que elas devem abandonar uma ou outra coisa. Claro, se ela pedir um conselho, eles não vão pensar duas vezes em apontar o que ela deve trabalhar para mudar. Consequentemente ao conhecimento da verdade e recebimento do Espírito Santo, muitas coisas que antes faziam sentido para a pessoa, deixam de fazer. Dessa forma, quem antes fumava passa a ter nojo do cigarro e não vê mais lógica em continuar gastando dinheiro com aquele vício, bem como qualquer outro vício que possuía ou qualquer atitude que tinha antes de conhecer o Senhor, seja ela qual for. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (João 8:32)

Portanto, chegamos a conclusão que quem segue a Cristo não é proibido de fumar, mas a partir do momento que há uma entrega sincera a própria pessoa tem forças para fazer novas escolhas e deixar o vício. Não é algo decidido por terceiros. É algo pessoal e intransferível.  Note que as pessoas que abandonam um vício porque, supostamente, a religião os proibiu, não demora muito e caem em tentação, retornando até com mais intensidade ao vício que ficou camuflado temporariamente.  Quando a decisão é da pessoa ela não é fraca o bastante para se jogar na bebedeira, nas drogas ou no cigarro só porque teve uma ou mais de uma frustração na vida. Sendo assim, não há proibição de fumantes na doutrina cristã, pois o cristão de verdade escolhe não fumar, então não é necessário proibi-lo. Ser cristão é conquistar a liberdade de fazer ou deixar de fazer algo sem medo de represálias ou de se tornar escravo daquela escolha. Essa liberdade da verdade descrita na bíblia é real e só entende quem já esta nessa fé, ou quem tem alguém bem próximo que "virou outra pessoa" depois que aceitou Jesus em sua vida.

Quem esta há anos em um templo e continua fumando vários maços por mês, creia, ela só frequenta esse templo, mas não conhece a Deus, pois a partir do momento que ela se entregar de verdade, nada mais do que a dominava fará mais sentido. Ela deixa de ser escrava. Se esse for o seu caso, se esconde em um lugar tranquilo de sua casa e "bate um papo" com Deus. Conta para Ele tudo aquilo que você não tem tido coragem de contar para ninguém, pede forças para Ele, peça perdão e o aceite Jesus Cristo como seu único salvador. Se você for sincero, não tem vício nesse mundo que prevaleça em sua vida. Você não será proibido de ir a igreja por quê fuma, mas vai se auto privar de conhecer a liberdade da verdade e não tem coisa melhor do que poder escolher o melhor para a própria vida sem se tornar escravo de nenhuma escolha. Sem peso na consciência. Pense nisso.

“Cristo nos libertou para que sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente". (Gálatas 5:1)

Espero que tenha entendido. Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário