domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Que é o Dízimo?


Ao contrário do que muitos incrédulos dizem por ai, o dízimo não foi instituído por uma igreja ou religião. O dizimo foi determinado pelo Senhor, para que todo aquele que Nele crê e o coloca em primeiro lugar demonstre isso ao devolver a casa de Deus a décima parte de tudo o que passar por suas mãos. É uma forma de gratidão e reconhecimento pela misericórdia divina em nossas vidas.

A décima parte, equivale a dez por cento, portanto, dízimo não é e nem deve ser medido por quantidade, mas sim pela qualidade e fidelidade daquele que coloca sua vida e fé em Deus. Se a pessoa é fiel, logo seu dizimo é de qualidade, pouco importando a quantidade dizimada. 

Exemplo de dizimo: Se você ganhou cem reais, logo o seu dizimo será de dez reais, que equivale aos dez por cento desse valor. A criança ou adolescente que não tem nenhuma fonte de renda, pode também devolver o seu dizimo daquilo que ele ganhar. Por exemplo: Se a pessoa ganhar um real para comprar balas, dez centavos são o dizimo. Se a pessoa ganha quinhentos reais, seu dizimo é de cinquenta reais.

Ninguém é obrigado a dar o dizimo, mas quem não o faz, também perde o direito de cobrar fidelidade do Senhor. Lembre-se sempre que por mais que você tenha trabalhado arduamente para conseguir o seu sustento, nada poderia ser possível se Deus não tivesse lhe dado o emprego ou serviço que prestou, nada adiantaria se Ele não tivesse lhe dado condições de executar o seu serviço, pois foi Ele que lhe deu o dia e a vida e devolver apenas dez por cento por um dom de valor incalculável, é reconhecimento, gratidão e respeito.

Dizemos "devolver o dizimo" pois se trata de uma devolução simbólica a Deus pelas graças concedidas, como a saúde, a vida, a fé e todo o mais. Por isso não importa o valor e sim, se a pessoa esta sendo fiel ou não com a décima parte de tudo o que receber. Quando alguém dá o dizimo ela amarra o devorador, conforme nos ensina a bíblia, então ele não tem mais como tocar na vida financeira do dizimista, não importa o quanto a situação esteja difícil, Deus nunca deixa faltar o que é necessário ao dizimista. Na dúvida, é só fazer o teste e tornar-se um. Não precisa sair por ai contando, basta separar sua décima parte e entregar em uma igreja, ninguém precisa saber, pois é um assunto entre você e Deus.

É melhor devolver dez por cento e ficar com noventa por cento abençoado, do que ficar com cem por cento amaldiçoado que provavelmente será gasto de maneira rápida e não proveitosa, como remédios, manutenções de veículos e equipamentos quebrados, vícios, festas enganosas, prostituição e quem sabe até ser vitima de uma assaltante. Deus deixa bem claro que ao dizimista serão abertas as janelas do céu, de onde serão derramadas bençãos sem medida. Já imaginou as janelas da imensidão do céu derramando bençãos em sua vida? Pois é, Deus faz isso o tempo todo.

Há quem saiba o que é o dizimo e não o devolva, pois não confia em bispos, pastores e diáconos, achando que eles vão se apoderar do valor recebido. Antes de amarrar a própria vida com esse pensamento e atitude, lembre-se que você deve cumprir a sua parte de devolver o que é de Deus, a Deus. Nesse caso você deve entregar em uma igreja, e o valor do dizimo será utilizado para mantê-la, seja com reparos, contas, produtos de higiene, aluguel ou campanhas de evangelização com jornais, revistas, bíblias, folhetos, rosas, entre outros. Se por ventura, algum líder da igreja estiver agradando ao diabo subtraindo dinheiro dos fiéis, isso não é problema seu, é problema dessa pessoa com Deus, pois quem rouba a Deus, mais cedo ou mais tarde cairá e nem sempre há chances de se levantar. Mas Deus é tão misericordiosos que dá a todos a chance de arrependimento para resolver as coisas. Até Judas teve a chance, mas desperdiçou.

Espero que tenha compreendido. Forte abraço.

2 comentários:

  1. muito bom suas postagens..mas só um conselho de irmao em cristo poderia citar os endereços de onde esta escrito..como nesse artigo em genesis qdo o Sr fala da decima parte para jaco.. e tbm em malaquias.. mas fora isso ta tudo de bom parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Realmente, quando nos tornamos dizimistas, nossa vida se transforma e Deus nos abençoa todos os dias.

    ResponderExcluir