sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ser Cristão Não é Ser Religioso


"Ah, mas ele é tão religioso. Ele é cristão". Você já deve ter ouvido algo desse tipo e independente de ter ouvido ou não, você deve concordar com essa afirmação. Afinal, os cristãos são religiosos, certo? Errado! Cristianismo não tem nada a ver com religiosidade. Como sempre, te convido a colocar as pedras, preconceitos e religiosidade do lado do computador para se dar a oportunidade de compreender esse assunto e só depois formar uma concepção.

Algumas pessoas enchem o peito de orgulho para dizer que são da igreja X, Y ou Z. Elas são conhecedoras da bíblia. Olham alguém fazendo as coisas erradas, como se prostituindo ou usando roupas "inadequadas" e logo apontam o dedo dizendo que na bíblia diz que isso é pecado, que vão par o inferno e blá, blá, blá.

Algumas dessas pessoas, chamam cativos para ir às suas respectivas igrejas e dizem que só lá tem o milagre e que Deus só está lá. Elas dizem que aquela igreja irá transformar aquela pessoa. Então, essa pessoa chega a igreja com uma enfermidade, um casamento destruído, uma vida financeira falida, enfim, uma vida morta e fica aguardando que a "igreja" venha mudar a sua história.

Ninguém lhe explica nada, algumas apontam o dedo, mas nada que lhe faça entender muita coisa. Essa pessoa vê que nada mudou em sua vida e acredita que Deus não se importa com ela e então volta para o mundo na certeza que igreja não muda a vida de ninguém (de fato não muda mesmo). E os religiosos? Eles apontam o dedo dizendo que aquela pessoa vai para o inferno porque não quer saber de Deus. Se alguém de dentro da igreja não concorda com os “acusadores” e estende as mãos a quem está confuso ou sofrendo, essa pessoa passa a ser chamada de rebelde, herege, endemoniado e tantos outros nomes. É assim, não é? Mas isso não é cristianismo. Te garanto.

Essas situações e tantas outras mais ocorrem tanto no protestantismo quanto no catolicismo o tempo todo. Não são todos que agem dessa maneira, mas não tenha dúvida que entre um que faz certo e um que faz errado, o que faz errado é que consegue ser notado e acaba manchando a imagem de dezenas ou milhares de pessoas que tem feito tudo certo.

A verdade é que, você pode ser adepto à religião que desejar e desde que essa pregue a verdade, que se resume em Jesus Cristo ser o único caminho, salvação e verdade, não há nada de errado. Algumas religiões pregam "coisas" erradas, ou seja contrárias ao que Cristo ensinou e nesse caso você precisa ser inteligente para discernir o que é certo do que não é. Não espere que alguém faça isso por você, pois é mais provável que te confundam. Não concordar com pontos que não condizem com as pregações de Cristo foi um dos motivos que levaram a criação do protestantismo por Martinho Luthero. Mas se você pesquisar a história, notará que Luthero nunca quis fundar uma religião, esse nome foi dado pelos “interpretes” dos estudos de Martinho, descrevendo o seu movimento com uma palavra, que protestava sobre o comércio da salvação, a exclusão de pessoas da igreja, veneração aos santos, proibição das pessoas terem acesso a bíblia, entre outros temas. Mas ele mesmo não concordou quando estavam brigando e guerreando em seu nome dizendo que estavam lutando pelo protestantismo, pois isso era o contrário do que ele tentava ensinar, de que o amor de Cristo não deve ser imposto e sim demonstrado.

Resumindo tudo isso, independente da religião "cristã" que você se sinta mais à vontade para frequentar, de nada adianta dizer que é, quando você nunca foi e tão pouco aparenta se tornar um dia um cristão. Quando as pessoas olhavam para Cristo, não viam uma religião, viam Deus. Ele era judeu, mas ninguém via o judaísmo nele, tanto que muitos judeus se rebelaram contra Ele e o final da história vocês já conhecem.

Quando você diz que a sua igreja faz milagres e os aflitos procuram por esse milagre e não encontram, você não só destorce as palavras de Deus, como condena aquela pessoa a mais dor, pois talvez ela não tenha mais tempo de se salvar. Lembra da Maria Madalena? Então, ela havia sofrido muito. Foi injustiçada e aquela dor fez com que decidisse ser uma prostituta. Naquela época havia muita censura contra as mulheres que se deitavam com homens que não fossem seus maridos e muitas eram mortas. Ela sabia que não preencheria aquele vazio na alma, mas prosseguia no caminho que tinha encontrado para se vingar ou se enganar. Certo dia, vários homens se preparavam para apedrejar Maria até a morte. Jesus apareceu e perguntou o que ela havia feito, Os homens lhe explicaram. Então, ao invés de Jesus agir como um juiz e apedrejar Maria Madalena, Ele perguntou: "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra!" e então, aos poucos, aqueles homens foram abaixando as mãos, soltando as pedras e se dispersando. Maria se arrependeu verdadeiramente, Jesus a perdoo e a aceitou como seguidora e ela se tornou a mulher mais importante da história da bíblia, sendo uma das pessoas mais fiéis ao Senhor. Ela se transformou. Antes dessa transformação, Jesus expulsou vários demônios de seu corpo.

Sempre aparecerão pessoas com práticas que você não concorda, mas ao invés de apedrejar o gay, o drogado, a adultera ou quem está se prostituindo, ofereça água. Sim água. Essas pessoas têm sede. Já desacreditaram das pessoas, de si mesmas e estão prestes a desacreditar da ajuda de Deus. Não permita que isso aconteça. Se você é cristão, deve seguir o que Jesus faria e agir como um anjo Dele na terra. Mate seu eu e faça o que Jesus faria. Ofereça a água da vida. Deixe aquela pessoa perceber que alguém nesse mundo se importa com ela. Que sua vida é preciosa e que Jesus foi crucificado por ela. Deixe-a sentir esse amor. Quando convidar um enfermo ou qualquer outra pessoa que está vivendo um verdadeiro inferno para ir a sua igreja, não diga que a solução está na igreja, mas que está em Jesus Cristo que garante que quem o honra, também honra ao seu Pai e que Ele fará justiça. Se você fala que a solução está na igreja, além de passar uma informação errada,  faz a pessoa achar que a transformação é fácil. Todos sabemos que ter fé é ir contra todas as circunstâncias e até mesmo pessoas. Requer sacrifício e certeza. A fé necessita que façamos a nossa parte e que Jesus faça a Dele. É um trabalho em equipe onde você e Deus trabalham juntos. Você precisa mostrar o poder da fé e não da igreja.

As igrejas existem para que alimentemos nossa fé todos os dias. Você pode dizer que ama a Deus e não ir a uma igreja, mas estará sempre frio e quando as adversidades surgirem estará no chão, aceitando que sua vida foi feita para sofrer ou que Deus não gosta de você. Mas se você alimenta a sua vida espiritual, sabe que vai vencer aquela diversidade e que Deus está ali do seu lado.

Resumindo nosso papo, ser cristão é seguir o que Deus ensinou através de Jesus Cristo. Não adianta reclamar que a igreja X não tem uma doutrina rígida com seus membros se a doutrina que você segue não tem te mudado.

O cristão não obtêm informações sobre Deus, ele deixa as pessoas verem Deus em suas atitudes. O apego à religião é a maior desgraça que pode acontecer na vida de uma pessoa, pois a partir do momento que ela se cega com a religiosidade, se considera conhecedora da verdade e que todos ao seu redor estão muito, muito errados. Essas pessoas não percebem, mas se tornam amargas e passam a absorver coisas desnecessárias. 

Religiosidade é a pessoa apegada em tudo: em uma doutrina, em uma igreja, em um terço, em um costume, em um pensamento, em uma religião, em uma crença, menos em Deus. Ser cristão é ter coragem para dizer sim, quando o mundo diz não e não, quando o mundo diz sim. Ser cristão é ter a liberdade para sentar do lado da prostituta ou do mendigo na rua e falar de Jesus sem se importar com o que os religiosos vão dizer. Ser cristão é negar a si mesmo quando preciso e antes de tomar decisões importantes se perguntar: “O que Jesus faria no meu lugar?”

Vá a igreja que você se sente bem, não deixe de ir, pois isso pode te esfriar de forma irreversível. Mas não mostre para os outros uma igreja ou uma religião, mostre o que esse Deus de amor que te aceitou com todas as suas falhas pode fazer. Apresente o médico que essa pessoa precisa e deixe o tratamento nas mãos Dele. Quando Ele age, tudo é transformado. Lembra como você era?

Se você se considera cristão, mas tem agido como um religioso, busque ajuda para se transformar. Isso é possível, mas enquanto você for um religioso você não ajudará salvar almas, tão pouco salvará a sua. Quando o seu eu tentar falar mais alto (e ele é teimoso e sempre vai tentar), procure respirar fundo e se perguntar se Jesus condenaria ou ajudaria.


Espero que tenha entendido. Forte abraço.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. Muitas pessoas batem no peito que é cristão, vive dentro da igreja mas não amam o próximo. Uma fé sem obras é uma fé morta. Ser cristão é muito além de ser cristão dentro da igreja, é ser cristão fora dela, semear o amor e florir gratidão, perdoar e amar até mesmo os inimigos. Acredito que a religião não caracteriza a sua fé e sim nossas atitudes. Obrigado por compartilhar.
    Tenha um abençoado dia :)
    Abraços
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor.
    Glorifico a Deus pela vida do irmão, sábias palavras, estou super edificada com esse esclarecimento. Deus continue te abençoando e te dando sabedoria.

    ResponderExcluir