sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Cristão e os Animais


Assim como nos artigos anteriores, peço que coloque seu preconceito e informações recebidas ao longo dos anos de lado, pois só assim poderá compreender a verdade em relação ao cristão e os animais. Já faz muito tempo que fanáticos, religiosos e alguns ativistas malucos saem por ai dizendo que a bíblia condena os animais, pois eles não tem alma. Já vi tantos ignorantes opcionais dizendo: "Esses crentes tem a coragem de dizer que animais não são importantes, que eles não tem vida, não tem alma". Vamos entender de uma vez por todas essa questão e saber porque aqueles "entendidos" saem por ai falando coisas desse tipo.

Tudo começou lá em Gênesis, quando Deus criou o céu, a terra, o mar... "E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." Gênesis 1:25

Vejam só, Deus, nosso criador, também é o criador dos animais... "E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra." Gênesis 1:21-22

Há inúmeras passagens bíblicas que demonstram o amor de Deus pelos animais. Logo, se Deus ama os animais, porque nós cristãos que amamos a Deus vamos odiar e maltratar tais seres? Como vamos consentir que alguém abandone e maltrate um cão, um gato, uma ave, ou ainda um animal selvagem? Se para nós for indiferente o sofrimento de um animal, certamente não somos filhos de Deus. Certamente não temos servido a Ele, temos servido a outro senhor, mas não ao Pai.


Devemos sim amar e proteger os animais e não há nada de errado em alguém defendê-los criando associações e leis. Eles merecem esse respeito.  Veja o que o livro da sabedoria nos ensina quanto aos animais domésticos: " O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis." Provérbios 12:10

Use sua inteligência, pois Deus é muito inteligente e como filhos Dele feitos a Sua imagem e semelhança, também temos de ser inteligentes. Nem uma folha cai de uma árvore sem que Deus queira, logo você acha que os animais foram criados apenas para nos servir ou para enfeitarem parques, casas e florestas? Não. Deus demonstra o seu poder e milagre neles. Já olhou um pássaro ou a pelagem de um mamífero qualquer? As cores e combinação destas e suas texturas é algo tão incrível e único que jamais a mão do homem conseguiria criar algo do tipo. Os animais, chamados por nós seres humanos de irracionais, dão um show de sabedoria quando o assunto é fidelidade e inteligência. Você não vê guerra entre eles, ou vê? Já viu uma espécie se juntar para destruir a outra? Já viu o quanto um cão consegue ser fiel? Você sabia que o Papagaio e o dik dik  são espécies que passam a vida toda com a mesma parceira? O cão mesmo depois de ser espancado e maltratado, abana o rabo para o dono e deixa bem claro que ele não quer dinheiro, só quer o dono. O dono é o mundo dele e ele faz quem quer que seja e queira, se sentir o ser mais especial e amado do mundo. Ele mostra o que é ceder, sacrificar e amar. Você sabia que a águia vive setenta anos e que quando atinge seu limite ela vai para uma montanha bem alta e lá começa a arrancar todas as suas penas, depois arranca as próprias unhas e por último vai batendo o bico no chão até arrancá-lo para lá viver um processo de cento e cinquenta dias de renascimento e poder enfim viver cerca de cinquenta anos mais? Acha que Deus criou esses animais nos ensinando superação e sabedoria o tempo todo a toa? Me desculpe se você acredita que sim, mas se sua resposta é positiva, certamente não servimos o mesmo Deus. O meu Deus é incrível e sabe muito bem como agir. Não tem erro em suas criações. Elas são perfeitas e todas tem um propósito.

Defender os animais é uma atitude linda e de coragem, mas algumas pessoas andam tão feridas por outras pessoas que acabam saindo por ai dizendo que o ser humano não presta e por isso só amam seus bichos de estimação e contudo, rotulam o cristão dizendo que eles não dão a mínima para os animais. Concordo que hoje em dia é difícil acreditar nas pessoas ao nosso redor, mas não podemos sair por ai colocando rótulos nos outros, pois não é nada agradável quando colam esses rótulos em nós.

Quando dizem que o cristão abomina o animal alegando que este não tem alma, estão completamente equivocados, pois a bíblia não diz que o animal e desprezível e não tem alma, mas nos dá várias passagens que nos faz chegar a algumas conclusões, como: "O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem" (Salmo 49.20).

O que essa passagem bíblica quer dizer? Simples: Sabe quando aquele belo cãozinho é atropelado? Então, para ele acabou. Pode ter sido um cão de competição, de revistas caninas ou um simples cãozinho abandonado na rua. O fato é que quando ele morre, acaba ali. Não existe um plano de vida eterna e salvação para os cães. Afinal, você já viu um cão ou gato ir a igreja e pedir perdão pelos seus pecados? Tenho certeza que não. Pois os animais são, supostamente, irracionais. Eles, apesar de toda a inteligência que nos ensinam com suas formas únicas de ser, não precisam se preocupar com a salvação como nós. Eles não pecam, não roubam, não se casam, traem, enfim, os animais vivem aqui com a gente, para um propósito que muitos de nós não consegue enxergar e ponto. Não existe uma passagem bíblica que afirma que quando estivermos no céu não haverá nenhum animal lá. Não conhecemos a casa do Pai ainda, só sabemos que lá é lindo e perfeito. Então qualquer afirmação ou negação a respeito é mentirosa. Deus sabe o que faz e ponto.

Como o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, logo existe um plano para ele após a morte: seja a vida eterna com Deus ou a vida eterna de sofrimento no inferno. Aquela pessoa que vive para si, só pensando em alimentar seus vícios, sua carne e só se interessa em fama, dinheiro, glamour e curtição, logo se torna semelhante a um animal, pois é como se não houvesse mais nada, essa vida fosse tudo o que lhe resta. Para falar a verdade, a pessoa que vive dessa forma tem uma situação pior que a dos animais, pois isso significa que se tudo acabar hoje, ela passará toda a eternidade longe de Deus. Como os animais foram criados por Deus e a decisão foi Dele de que eles não se preocupassem com salvação, pois são criaturas irracionais, tenho certeza que Ele sabe exatamente porque fez isso. Ele é um Deus maravilhoso e não um malvado que criaria criaturas super fofas para simplesmente condená-los a um triste fim. Deus sabe o que faz, você pode não entender, mas Ele age não só nas coisas grandes, mas também nos mínimos detalhes.

Resumindo nossa conversa, o cristão deve sim se importar com os animais e se alguém afirmar ser cristão e maltratar animais, creia: Não é cristão, é um fanático, religioso ou uma pessoa que esta no caminho do cristianismo, mas que ainda não foi liberta. Não atire pedras nelas, Ore por elas. E Deus ama muito os animais assim como nos ama. Faça sua parte cuidando dos animais. Aliás, quando for reclamar da atitude de alguém que abandonou um animal tente fazer a diferença na vida de bichinho: adote-o ou dê um jeito de que ganhe um lar o levando a um pet shop para doação, chamando uma ONG, protetor ou zoonoses para resgate (Lembrando que no Estado de São Paulo existe uma lei que proíbe o sacrifício de animais sadios, logo a secretaria de zoonoses só pode resgatar, castrar e colocar o animal para adoção no canil, desde que exista vagas. Verifique as regras da zoonoses de sua cidade antes de contatá-la para não colocar um cão ou gato abandonado em perigo de abate).

Espero que tenha entendido. Forte abraço.

3 comentários: