quinta-feira, 6 de março de 2014

O Que é e Quem Pode Tomar a Santa Ceia?


Esse assunto é muito distorcido pelas inúmeras religiões e igrejas com doutrinas próprias por ai. Vamos entender de fato o que é a santa ceia, mas assim como em outros artigos, peço que coloque seu preconceito e religião de lado para compreender, senão o preconceito e a religiosidade vão tampar seus olhos e você não entenderá nada.

A santa ceia é representada pelo pão e o vinho (vinho sem álcool ou suco de uva), o pão representa o corpo de Cristo e o vinho o seu sangue. O Senhor nos ensinou a participar da santa ceia em sua memória para que tenhamos parte com Ele. Aquele que não toma a santa ceia, não tem parte com Ele. O cristianismo é cheio de pequenos detalhes que são facilmente distorcidos por estudiosos, portanto não seja enganado nesses detalhes.

Na noite em que foi traído, Jesus não impediu nenhum dos discípulos de cear com Ele, mesmo já sabendo que Pedro iria negá-lo três vezes antes que o sol nascesse e que Judas iria traí-lo. Judas também sabia que iria traí-lo, mas ainda assim ceou. O Senhor nos dá o livre arbitro em tudo, inclusive no ato de cear. Ele diz que devemos examinar a nós mesmos antes de tomar a santa ceia, pois se por um lado ao cear você tem suas forças renovadas e o sangue Dele te purifica e fortalece, por outro, se você ceia, mas não quer abandonar o erro, ou seja, toma a santa ceia e sai da igreja para continuar se prostituindo, se drogando, bebendo até cair, falando mal dos outros, praticando atos injustos contra o próximo, então neste caso você vai apenas comer um pedaço de pão e tomar um suco e claro, atrair maldição para sua vida, pois você esta brincando com Deus.

Ninguém deve impedir alguém de cear, mas deve deixar bem claro que é preciso que cada um se examine para ver se tem condições de cear naquele momento. Se você cometeu erros antes de cear, mas esta disposto a não comete-los mais, então não há problemas em participar, mas se esta na igreja pensando em comprar drogas, se alcoolizar ou sair por ai passando de mão em mão nos enganos do mundo, então sua consciência já vai te dizer que você não quer nada com Deus agindo dessa maneira e não deve tomá-la. A decisão deve ser pessoal. Se ainda não querendo nada com Deus, você decide participar, seja por si próprio ou para manter as aparências junto as pessoas ou as pressões de familiares, a decisão foi totalmente sua e de mais ninguém, logo não poderá culpar os outros pela sua decisão.

Existem igrejas por ai que proíbem divorciados de tomar a santa ceia e eu me pergunto? "Por que? Se eles não tiveram sabedoria para manter um casamento ou não suportaram o peso de seus erros com um casamento amaldiçoado, cheio de brigas e traições, deverão ser punidos por agora quererem fazer as coisas serem diferentes?" Tem igrejas que proíbem quem não é batizado naquela igreja de cear, mas me diz: "Se a pessoa não quiser nada com Deus, ela vai se batizar naquela igreja sob pressão e o batismo não passará de um banho, pois ela não o fez de bom coração, decidida. E isso não fará com que ela seja sincera na hora de cear. Então devemos parar de colocar obstáculos criados por nós mesmos as pessoas. Talvez muitos desses que entram em uma igreja e ceiam, podem se entregar ao mundo e perderem a salvação, mas muitos podem ter mais fé e temor que muitos padres, reverendos ou pastores teriam em uma vida inteira.

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros se não vigiarmos, até mesmo os lideres de cada igreja e é justamente por isso que a verdade deve sempre ser entregue as pessoas. Ninguém que esteja em uma igreja em dia de cear é obrigado a participar, mas se assim desejar, essa decisão deve ser pessoal. Isso não é loucura ou blasfêmia como os fanáticos dizem por ai, isso é livre arbítrio e o Senhor nos deixou isso bem claro nas escrituras. O que você não pode é ficar encima do muro esperando o pastor decidir sua vida. Seu pastor, bispo, diácono ou o que for, não vive sua vida, aprenda  a tomar uma decisão. Deus gosta de quem é decidido. Se você fica encima do muro, como quer que Deus lhe entregue a vitória? Você esta em dúvida de se lançar na fé, então esta em dúvida se merece vencer. Pense nisso.

Forte  abraço.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto escrito, maravilhoso e muito esclarecido.
    Nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos esclarecimentos, foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos esclarecimentos, foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  4. Quem não aceitou a Cristo como único e suficiente salvador pode cear?

    ResponderExcluir