quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comer ou Não Comer Carne na Semana Santa?


Esse assunto é mais um dos prediletos de fanáticos e religiosos a fim de confundir a cabeça de quem ainda esta morno ou frio na fé. Talvez, muita gente se pergunte de porquê protestantes comem qualquer alimento na semana santa e porque católicos deixam de comer carne na mesma semana. Será que é possível ser uma pessoa melhor e pura ao deixar de comer um alimento? Será que quem não respeita esse rito religioso está condenado a uma eternidade de dor? Bom, esqueça todos os mitos e preconceitos que enfiaram com um "machadinho" e um pouco de sensionalismo, apologia ou terror em sua cabeça e entenda de vez o que isso significa.

No catolicismo costuma-se dizer e até acreditar-se que não comer carne é uma forma de relembrar tudo pelo qual Jesus passou pouco antes de morrer e se comer é o mesmo que ser cúmplice da crucificação comendo a carne de Jesus Cristo, e ainda usar o fato de se abster de carne vermelha para purificar o corpo e quem sabe até a "alma". Resumindo, essa é uma tradição judaica incorporada pelo catolicismo desde os seus primórdios. Para o catolicismo e pelos católicos praticantes essa tradição é  muito importante.

Por outro lado, todos os protestantes de qualquer onda comem qualquer coisa na semana santa ou qualquer outra data, pois não há passagem na bíblia dizendo que é proibido comer algum alimento, ao contrário, podemos exemplificar em 1 Timóteo 4:4 e 5 "Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração." (Medite também nos três versículos anteriores a este nesse mesmo livro de 1 Timóteo - Clique aqui para ler) Para os protestantes não há essa simbologia da páscoa, pois todos os dias se pode adorar a Deus, relembrar que Jesus levou todas as aflições do mundo para a cruz por cada um de nós, se purificar e se aproximar do Senhor. A sexta feira (sexta feira da paixão no calendário) é um dia como qualquer outro. Nenhum protestante abomina a páscoa ou os que ela apreciam, apenas pensam de outra maneira. Assim como comer chocolates é muito bom, mas não existe o desespero em comê-los exatamente na páscoa, pode-se comer sempre que der vontade e não obrigatóriamente em uma data específica que foi criada por um bom marketing em junção a uma crença pagã que foi aliada a uma comemoração cristã e muita gente não sabe. Afinal, você já parou para pensar o que o coelho tem a ver com tudo isso? Ele não estava na crucificação, tão pouco bota ovos de chocolate. Esse simbolismo foi criado depois, mas isso é assunto para outro artigo.

Logo, os religiosos e os fanáticos aparecem e começam a discutir qual é o certo ou errado e como sempre, não chegam a lugar nenhum além de demonstrar enorme potencial para a burrice opcional e a discórdia com o próximo.

A prática católica é uma tradição, se você quer seguir, vai na sua fé. Você não vai para o inferno porque deixou de comer carne na semana santa, tão pouco vai se salvar por isso. A salvação é conquistada dia a dia e não pelo que entra pela boca, mas principalmente, pelo que sai dela. Mas se você quiser usar essa semana para se aproximar de Deus é uma boa coisa a se fazer, principalmente se esse interesse por Ele conseguir ultrapassar os dias de feriado e prosseguir por todos os dias de sua vida, afinal, Jesus não é moda que seguimos por um determinado tempo da estação e depois colocamos em uma caixa no fundo do armário. Jesus é vida e eternidade e nada somos sem Ele.

Outro detalhe interessante é que tem muita gente que se diz religioso e que segue a risca essa e outras tradições, mas antes de decidir o que fazer, pense: "Se você decidir purificar seu corpo não comendo carne, isso significa que poderá "encher a cara" no feriadão prolongado, fumar, se drogar, falar mau dos outros, trair, "sair" com todo mundo e ainda falar um monte de palavrões por ai? A prática de um ou mais itens dos anteriormente citados não iriam "sujar" seu corpo, mente e coração?" Se for se purificar, não se limite ao seu estômago, junte as suas atitudes e faça de todos os dias de sua vida uma eterna semana santa, você vai gostar da diferença. Tente passar uma semana sem pecar, desafie-se! Não dispute com outra pessoa, mas sim com você mesmo. Você só tem a ganhar.

Resumindo: Não comer carne é tradição, segue quem quer. Comer o que quiser a qualquer data é uma questão de escolha baseada nas escrituras que são trazidas para viver o hoje e não para permanecer para sempre no passado. Segue quem quer também. Não tem essa de você respeita ou não respeita algo. A verdade é essa que você acabou de ler e que pode ser comprovada em inúmeras passagens bíblicas, portanto, jogue esse preconceito bobo que te falaram no lixo, elas só vão te estressar à toa e afastar as pessoas do seu convívio.

Tanto faz o que você vai decidir fazer na próxima semana. Se você é católico e quer seguir sua fé, vai em frente. Se você é protestante e não se prende a tradições, mas sim na prática das coisas no dia a dia, siga sua fé também. Independente de quem você for, só faça um favor para você e para o restante da humanidade: não fique com discusões inúteis de "minha religião é mais certa que a sua, vocês são todos errados e não respeitam a Deus e bla bla bla", pois se você fizer isso, não será cristão, tão pouco vai demonstrar algum respeito ou vontade de purificação, será só mais um grão de areia nas grandes dunas de fanáticos malucos que saem por ai levantando a bandeira de uma religião como se fosse um time de futebol disputando um importante campeonato. Religiões separam as pessoas, só Jesus pode juntar e restaurar. Se apegue a verdade da bíblia e por mais que você ame um templo e o respeite, tenha em mente que ele não vai te salvar, mas a verdade aliada as suas escolhas irá e as igrejas são instrumentos para se conhecer a verdade e a salvação oferecida por Jesus Cristo, o Único salvador do mundo, consumar sua redenção e salvar-se é uma decisão pessoal e intransferível.

A verdade esta na bíblia e nunca se esqueça: antes de colocar alguma coisa na boca ou evitar o seu consumo, comece a pensar duas vezes naquilo que você pode deixar sair dela. Sua paz e sabedoria dependem disso.

Espero que tenha entendido a mensagem. Forte abraço.

Um comentário:

  1. Olá Syl.
    Boa noite
    Eis a pergunta qual muitos querem saber se é pecado comer carne na semana santa.
    "Semana Santa: Comer ou Não Comer Carne na Semana da Páscoa"?
    Eu não como carne a partir da quarta-feira, mas por causa de criação qual tive dos meus pais, pois são muito católicos e jejuam nestes dias. E por respeito aos meus pais nós fazemos peixe e só votamos a ingerir no sábado.
    Abraços sempre.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir