sexta-feira, 24 de julho de 2015

Papo mulher: Usar calça é pecado?


Esse assunto é super simples, mas (e como sempre) gera uma grande polêmica que acaba se tornando um convite para um campo de batalhas que não levam ninguém a vitória.

Vou tentar ser o mais objetiva possível.

Bom, muitas igrejas e religiosos (que não precisam, necessariamente, frequentar uma igreja) baseiam a ideia de que calça é pecado na seguinte passagem bíblica:

"A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o Senhor, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede.” Deuteronômio 22:5

Para começo de conversa, você sabe o que é roupa de homem e de mulher? Sabe nada! Na época em que a bíblia foi escrita, homens e mulheres se vestiam com uma espécie bizzara de vestido. “Aí, nossa! Que blasfêmia, homens usavam vestido?” Sim, usavam e nem por isso eram gays, se é isso que a sua cabecinha suja pensou.

Naquela época haviam formas diferentes de usar aqueles “vestidos” que os tornavam mais femininos ou masculinos, mas continuavam sendo a mesma coisa. Logo, não era licito que as mulheres que se dissessem de Deus viessem a se vestir com roupas que representassem o masculino e vice versa.

Trazendo para os dias atuais, a pobre e escorraçada calça foi criada em 1771 na França e era chamada de Pantalon. O seu uso era exclusivo para homens, afinal, era uma nova criação que nem se sabia se ia dar certo. A roupa visava proteger as pessoas do frio e era vendido em um conjunto tosco que tentam reproduzir em filmes de época, chamado de Sans-Cullottes, que consiste em calça, paletó, colete e outras peças que faziam o figurino completo.

Os anos passaram e em 1873 dois imigrantes (que desconheço os nomes) sendo um alemão e outro judeu (que não sei a nacionalidade também) criaram a primeira calça jeans, que eram uma réplica das pantalons, mas com um estilo que só o jeans poderia oferecer. Quase trinta anos depois, surgiu a primeira calça jeans feminina e na mesma época outros cortes com outros tecidos eram confeccionados exclusivamente para o público feminino.

Aí vem alguém e diz: “Mas foi criada primeiro a calça masculina, depois a feminina, então é pecado.” A mulher foi criada depois do homem, então a sua existência é um pecado?

A calça é uma peça mais cultural, afinal na América Latina, América do Norte e Europa é super comum homens e mulheres usarem-na da infância até a fase adulta. Já na Escócia homens usam saia e é super normal também. É a cultura deles.

No Brasil, é comum que empresas e escritórios de advocacia exijam que as candidatas a vaga de emprego, bem como as que já são funcionárias, usem terninho ou saia social. Isso não as torna pecadoras condenadas ao inferno, pois é uma cultura da profissão jurídica. Se procurar você encontrará centenas de exemplos que mostram as maneiras de se vestir de cada cultura ou profissão.

Isso quer dizer que a bíblia está errada? Não. Isso quer dizer que você está interpretando as escrituras no passado e não no tempo que você vive.  A bíblia é o livro mais lido do mundo e é o único que se renova a cada leitura, mas se você ler para ficar no passado, sem absorver, interpretar e trazer aquela promessa para o seu dia a dia, então a sua bíblia não vai passar de um livro de história geral ou de contos de grim.

Pode dizer que sou radical, mas se trata da mais pura realidade. Por isso, você precisa pedir entendimento para Deus antes de começar a ler, pois só assim conseguirá trazer  a promessa do Senhor para os dias atuais e fazer a interpretação correta, pois a bíblia não é um livro de história, mas sim de orientação e ação para os que creem. Ressalto: antes de ler a bíblia peça ajuda para ter orientação e sabedoria de compreensão À DEUS, ao ESPIRITO SANTO e não ao pastor, bispo, diácono, presbítero. Tem coisas que só o espirito pode ensinar.

Dentre várias passagens, creio que seja interessante chegarmos nessa abaixo para concluirmos o assunto:

“Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.” 1 Timóteo 2:9

Você sabe o que é decência e discrição? Significa que as mulheres que se dizem de Deus não devem se vestir de forma imprópria, pois tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém. Afinal, muita gente decide se quer conhecer a Deus pelo que você representa. Se você se veste de forma vulgar ou parecendo um bonecão de Olinda, então as pessoas vão ver tudo em você, menos Deus.

Mas não é só a roupa, afinal, tem pessoas vestidas como santas, mas com um coração mais sujo que banheiro público, com uma mente mais promiscua que filme adulto e com atitudes mais contraditórias do que do político corrupto que se considera honesto. Por exemplo: adianta encher a boca para falar de Deus, entrar no Facebook e postar mensagens bíblicas, mas viver na prostituição ou falando mal dos outros?

Você que acha que só a saia é santa (sendo que ela não existia na época da bíblia), me diz: e essas micro saias que na hora de cruzar as pernas dá para enxergar o útero? Elas são santas? Nega, entenda uma coisa, na hora de se vestir, você deve usar o bom senso e não o preconceito e a visão de túnel.

Você pode (e deve) se vestir bem e isso não significa baixar o funkeiro que existe em você e ficar ostentando ouro, pérolas e marcas caras. Vista-se bem, sem se expor vulgarmente e essa forma de se vestir é algo muito particular, pois uma senhora de 70 anos se sente bem com um tipo de roupa, uma menina de 18 prefere outro tipo. É só usar o bom senso.

Logo, você não irá para o inferno por causa de uma calça. Você pode usar calças, sempre se atentando se uma peça em especifico não irá mostrar uma imagem contrária do que você é.

Só um ponto que deve-se ressaltar é: Se você escolheu frequentar uma denominação com doutrinas próprias onde já é de costume que mulheres usem saia ou vestido e homens vistam roupas sociais, não tente agredir a regras da igreja aparecendo de propósito com calças. Se você escolheu aquela denominação, ou seja, decidiu sozinho frequentá-la, não os desrespeite ok. Respeito é bom e todo mundo gosta.

Talvez você possa até experimentar usar um vestido uma vez ou outra, pode se sentir bem, mas faça isso porque sentiu vontade e não pelos outros e sempre, sempre respeitando o espaço dos outros.

Não há denominação melhor que a outra, existem cristãos que compreendem o que Jesus ensinou e realmente lutam todos os dias contra o pecado para segui-lo e tem aquelas pessoas que pensam que são cristãs, mas ainda estão perdidas e bem longe do rebanho. Não é a denominação. São as pessoas. E as pessoas não precisam de críticas, mas sim de Deus. Pense nisso e vista-se sem culpa!

Espero que tenha entendido. Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário